PORTO DE SANTOS E SUA HISTÓRIA
Porto de Santos
O Porto de Santos, localizado no município de Santos, no estado de São Paulo, é o principal porto brasileiro A área de influência econômica do porto concentra mais de 50% do produto interno bruto (PIB) do país e abrange principalmente os estados de São Paulo, minas gerais,Goiás,Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Aproximadamente 90% da base industrial paulista está localizada a menos de 200 quilômetros do porto santista.
O Complexo Portuário de Santos responde por mais de um quarto da movimentação da balança comercial brasileira e inclui na pauta de suas principais cargas produtos como o açúcar, soja, cargas conteinerizadas, café, milho, trigo, sal, polpa cítrica, suco de laranja,papel,automóveis, álcool e outros granéis líquidos. Em 2007, o Porto de Santos foi considerado o 39ª maior do mundo por movimentação de contêineres pela publicação britânica Container Management, sendo o mais movimentado da América Latina; O sistema de acessos terrestres ao porto é formado pelas rodovias Anchieta e Imigrantes e pelas ferrovias Ferroban e MRS
História
O Porto de Santos foi inaugurado em dois de fevereiro de 1892, quando a então Companhia Docas de Santos (CDS), cedeu à navegação mundial os primeiros 260 metros de cais, na área do Valongo.
Francisco de Paula Ribeiro foi o superintendente da Companhia Docas de Santos entre os anos de 1888 1902, supervisionando e administrando a sua construção.
Hoje é o maior porto da América Latina. Em 2006 a sua estrutura é considerada a mais moderna do Brasil e a administração da companhia Docas do Estado de São Pulo (CODESP) – empresa do Governo Federal, vinculada à Secretaria de Portos da Presidência da República – busca diálogo com os prefeitos das cidades diretamente ligadas às instalações portuárias, Santos, Guarujá e Cubatão.
No início do Século XX as obras que levaram o porto a tornar-se salubre e a receber navios de todo o mundo fizeram com que o movimento se expandisse significativamente.
A cidade de Santos localiza-se no ponto mais adequado para transpor a escarpa conhecida por Serra do Mar. A estrutura ferroviária, iniciada ainda no período do império, garantiu o afluxo de cargas, destinados ao comércio exterior. Nesse período, o café de São Pulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro em sua grande maioria saia do Brasil pelo Porto do rio de janeiro, com exceção de Ribeirão Preto, que exportava pelo porto de Santos, mas isso pós 1870.
Distante cerca de 70 quilometro da terceira maior cidade do mundo, a cidade de São Pulo, o porto é servido por duas ligações ferroviárias e duas estradas que ligam à capital e uma estrada para o sul do país.
Os distritos industriais da grande São Pulo e o complexo industrial de Cubatão existe graças ao Porto de Santos. A Cosipa, companhia siderúrgica paulista, ligada à siderúrgica USIMINAS, de Minas Gerais, também opera um porto privativo que utiliza o mesmo canal de tráfego de embarcações. É praticamente uma extensão particular do Porto de Santos, que é um porto estatal. Liderando o mercado nacional portuário, o Porto de Santos atende também vários países latino-americanos que fazem as cargas serem embarcadas e desembarcadas. O Porto de Santos ocupa, hoje, a 39ª posição no ranking mundial de movimentação de cargas conteinerizadas.
segue fotos do porto de santos;
Alexstruck
This entry was posted on 08/01/2013 at 17:57 and is filed under Curiosidades with tags anchieta, Anderson Silva, Ônibus, barco, bici, blog, C & C, cadastramento, caminhões, camiones, carga, carrefour, Casas Bahia.com.br, Cámaras inteligentes., cómo completar el disco tacógrafo, CET santos, coche, combatiente, condições de tráfego., contenedor, Cruzeiros maritimos, de relleno, diagrama, disco distribuidor de VDO disco tacógrafo, documentos necessários, dudas, ecovias, el dinero, el disco, el disco del tacógrafo, el disco diagrama VDO, el robo, el soborno, el transporte. El transporte en Santos, entrevista, Entrevistas, farois, flete, fotos, Fretes, futbol, globo.com, governo federal., imigrantes, IPVA, IPVA on-line, Jornal A Tribuna de Santos, lanternas, LED TV, Limites de velocidade, litoral prensa diaria, logística, lucha, MMA, nave, Navios, nova dutra, pesquisas de débitos de veículos., Porto de Santos, Portos brasileiros, protestos, public demonstrations, Puerto de Santos, radar, Radares, Rádio Bandeirantes, rodoanel, rodovia Anchieta, rodovia dos imigrantes, sobornos en el transporte, tacógrafo, televisión de plasma, terminal, transporte, Travel, Tráfico descargado en Santos, truck driver, Trucks in Brazil, TV Bandeirantes, valores de pedágios, VDO, VDO planta, viagens, work in the world. Farois de xenon. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.
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