TIPOS, MODELOS, MEDIDAS DE UNIDADES ARMAZENADORAS MÓVEIS E SUA HISTÓRIA. Conteineres
O termo inglês contêiner, conhecido em português como contêiner ou contentor, é um equipamento utilizado para transportar carga.
Trata-se de um recipiente de metal ou madeira, geralmente de grandes dimensões, destinado ao acondicionamento e transporte de carga em navios, trens etc. É também conhecido como cofre de carga, pois é dotado de dispositivos de segurança previstos por legislações nacionais e por convenções internacionais. Tem como característica principal constituir hoje em dia uma unidade de carga independente, com dimensões padrão em medidas inglesas (pés). A unidade base geralmente considerada é o TEU (em inglês: twenty feet equivalent unit).
Durante séculos de comércio internacional, os seus precursores, chineses, árabes e europeus, não haviam conseguido criar uma forma não só de evitar as enormes perdas no transporte com as quebras, deteriorações e desvios de mercadorias, como também de agilizar e reduzir o custo das operações de carga e descarga. Somente em 1937, o americano Malcom Mc Lean, então com pouco mais de 20 anos, motorista e dono de uma pequena empresa de caminhões, ao observar o lento embarque de fardos de algodão no porto de Nova Iorque, teve a ideia de armazená-los e transportá-los em grandes caixas de aço que pudessem, elas próprias, serem embarcadas nos navios.
Com o tempo, Mc Lean aprimorou métodos de trabalho e expansão de sua companhia, a Sea-Land (depois Maersk-Sealand), tornando-a uma das pioneiras do sistema intermodal, abrangendo transporte marítimo, fluvial, ferroviário, além de terminais portuários.
Após inúmeras experiências nos Estados Unidos, prejudicadas pelo período da Segunda Guerra Mundial (1939/ 1945), somente em 1966 Mc Lean aventurou-se na área internacional, enviando um navio com contêineres à Europa. Assim, em 5 de maio daquele ano (1966) chegava a Roterdã – já o maior porto do mundo – o cargueiro adaptado “SS Fairland” da Sea Land, que ali descarregou 50 unidades. Como não havia equipamento apropriado, o desembarque foi feito com o próprio guindaste do navio, outra criação de Mc Lean.
Naquela época, um verdadeiro exército de nove mil estivadores trabalhava no grande porto holandês, vinculando a 25 empresas de serviço. Antevendo a revolução que iria ocorrer no transporte marítimo, o diretor do porto, Frans Posthuma, conseguiu a exclusividade para receber os contêineres destinados à Europa, comprometendo-se a preparar um terminal especializado para desembarcá-los. Logo depois, em 1967, cinco das empresas estivadoras que operavam em Roterdam criaram a ETC, com apenas 208 empregados para atender ao crescente movimento de contêineres.
pesquisa realizada na página da Wikipédia site, http://www.pt.wikpedia.org/wikicontainer.
Tank Container | |
Medida Externa | |
Comprimento | 6.058 mm |
Largura | 2.438 mm |
Altura | 2.591 mm |
This entry was posted on 16/10/2013 at 20:06 and is filed under Orientações para transporte with tags AD Cargas, Always, anchieta, Ônibus, caminhões, CET santos, CET sao Paulo, condições de tráfego., Dam Cargas, documentos para inscrição., ecovias, Expresso Rodocil, farois, governo federal., imigrantes, lanternas, Limites de velocidade, nova dutra, protestos, public demonstrations, radar, Radares, rodoanel, rodovia Anchieta, rodovia dos imigrantes, Supricel., trafego de caminhões, Transfersan, Travel, truck driver, Trucks in Brazil, valores de pedágios, work in the world. Farois de xenon, ZL Transportes, 安德森席尔瓦,电视班代兰蒂斯,博客,贿赂,C&C,卡车,家乐福,Bahia.com.br房子,如何完成行车记录仪盘,疑惑,图,钱,磁盘,磁盘转速表,VDO图. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.
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